Nosso Blog

O vidro pintado na decoração

Escritório que adotou, em sua decoração, painéis em vidro pintado

O vidro pintado pode ser usado tanto no revestimento de paredes internas quanto para decorar móveis. Arquitetos e designers de interiores utilizam os vidros pintados em divisórias, portas de vidro, portas de armário, box para banheiros, bancadas, tampos de mesas e até em projetos de prateleiras.

Segundo os especialistas, o vidro pintado atende plenamente às necessidades de qualquer projeto na área de decoração, do mais clássico ao mais moderno.

De olho neste filão que desponta, as empresas do ramo tem se esforçado para idealizar, fabricar e oferecer mais opções aos seus consumidores.

As mudanças no ambiente são notáveis quando se observa a facilidade em transformar um escritório, decorando aquele móvel, parede ou até mesmo todo o cômodo, fazendo surgir um ou mais elementos criativos que passam a se destacar no cenário.

COMO O VIDRO PINTADO É PRODUZIDO?

O mercado oferece duas formas diferentes de produção do vidro colorido: o vidro serigrafado e o vidro pintado a frio.

– Vidro Serigrafado

Por ser o mais popular dos vidros pintados, o vidro serigrafado é tão popular que acabou sendo usado como sinônimo e definição de toda a categoria.

O vidro serigrafado é produzido a partir de um vidro comum. Na técnica da serigrafia, o vidro recebe aplicação de esmalte cerâmico em pasta solúvel em água logo após sua fabricação. Num segundo momento, o vidro é colocado no forno e resfriado na sequência, garantindo maior aderência da tinta no vidro.

Essa técnica serigráfica submete o vidro a uma têmpera tornando-o incapaz de ser moldado.

Podemos realizar alguns procedimentos no vidro serigrafado. O vidro acidado por exemplo, recebe uma solução ácida proporcionando um aspecto fosco e translúcido com textura suave ao toque. O vidro acidado pode ser temperado e cortado sendo usado para gerar privacidade em ambientes residenciais e comerciais.

– Vidro pintado a frio

O vidro colorido a frio, justamente por não sofrer às altas temperaturas do forno, pode ser cortado e moldado de acordo com as necessidades do projeto.

A tinta é aplicada ao vidro em toda a sua extensão, através de uma pistola especialmente produzida para isso e a secagem acontece de forma natural.

QUESTÕES SOBRE O VIDRO PINTADO

A primeira questão se relaciona com a quantidade de cores oferecidas. Muitas empresas do ramo produzem vidros com até 15 cores distintas. Naturalmente, dependendo do projeto, o arquiteto ou decorador não consiga encontrar a combinação de cores pretendida.

A segunda questão está diretamente ligada à instalação do vidro, principalmente em paredes com revestimento geral. O vidro serigrafado, no processo de colagem pode deixar manchas na superfície devido a baixa cobertura da tinta. O cuidado na instalação deve ser sempre redobrado.

A cozinha ganhou sofisticação com a parede em vidro colorido

Beleza no ambiente com mesa e paredes de vidro

E ai gostou da postagem de hoje?
Se gostou divulgue nosso blog para seus amigos.
Um abraço e até a próxima semana.

admlakigO vidro pintado na decoração