Nosso Blog

Vidro e esquadria de madeira combinam?

Esquadria de madeira

Usar esquadria de madeira já é tradição na construção civil. Tanto em ambientes residenciais como comerciais, a madeira trás ao ambiente uma decoração clássica e muito aconchegante.

Podendo ser combinada com diversos tipos de vidro, temos, ao mesmo tempo, a robustez e a aparência rústica da madeira combinada com a leveza do vidro.

Você poderá usar esquadrias de vidro tanto em portas como janelas de áreas internas ou externas. As muitas formas de juntar madeira e vidro vão além do básico e trazem personalização a qualquer ambiente.

Qual vidro combina melhor com esquadria de madeira?

A melhor resposta seria: Tudo depende do objetivo da decoração. É possível, por exemplo, utilizar o vidro serigrafado, o vidro insulado, o vidro autolimpante ou o vidro refletivo para produzir combinações distintas com a esquadria de madeira.

O vidro impresso também é bastante usado em conjunto com a esquadria de madeira. Esse tipo de vidro possui um lado liso e outro texturizado, para deixar o ambiente mais charmoso e delicado.

Mas a dica fundamental é que, com esquadrias de madeira, todos os vidros instalados sejam temperados ou laminados, por serem considerados vidros de segurança.

Já o vidro temperado, que é feito a partir do vidro comum, é aquecido a altas temperaturas e resfriado rapidamente. O choque térmico causa uma compressão na faces externas do vidro e expansão nas internas, fazendo com que o vidro seja muito mais resistente.

Outra praticidade do vidro temperado é que, ao ser quebrado, forma pequenos fragmentos pouco cortantes, o que reduz as chances de ferimentos.

O vidro laminado, constituído de duas ou mais lâminas de vidro unidos por uma película (PVB ou EVA), ganham desta forma mais resistência e, na quebra, os cacos ficam presos a película.

Quais são os cuidado com a esquadria de madeira?

Um cuidado que se deve tomar está na escolha do tipo de madeira que será usada. Madeiras como a Itaúba e Jatobá são as mais utilizadas.

Outro cuidado está na preparação correta da madeira para evitar o surgimento de pragas e a ação de intempéries.

Podemos escolher vários tipos de esquadrias de madeira: Madeira de correr, abrir, basculante, guilhotina, pivotante, camarão, entre outras.

O gosto do proprietário é que vai definir o estilo do projeto uma vez que a madeira, por ser um material versátil, permite montagens bem inovadoras e criativas.


admlakigVidro e esquadria de madeira combinam?