Nosso Blog

Construindo seu próprio aquário – parte II

FINALIZANDO SEU AQUÁRIO

1- Aplicar o silicone

Inicie a aplicação do silicone na base do vidro. Aplique uma faixa fina e contínua do material. Procure deixar 2 mm de distância da ponta, onde o painel dianteiro será instalado.

  • A pistola de calafetagem deve ser empunhada com segurança e o silicone deve ser fornecido uniformemente a superfície. Se você nunca fez isso, treine antes com outro material, como jornais ou papelão.

  • Quando você cortar o topo do tubo, tente deixar uma abertura de 3 mm para controlar o tamanho da aplicação.

  • Lembre-se: Faça tudo rapidamente. O silicone assenta de 2 a 3 minutos.

2- Instalar o painel dianteiro

Chegou a hora de colocar a peça dianteira no seu lugar. Ao colocar, mantenha uma pressão firme, mas suave, garantindo a aderência.  Depois de alguns segundos segurando,  passe o resto da fita nas laterais do produto; ele deve ficar ereto. Caso seja necessário, apoie-o com um objeto grande preenchido com água ou algum objeto pesado.

  • Ainda não remova o excesso de silicone. Você poderá fazer isso quando o produto estiver seco.

3- Montar as laterais

Agora vamos aplicar outra linha fina de silicone com 2mm da ponta. Você deve repetir esse processo em toda a borda interna do painel dianteiro. CUIDADO: Lembre-se que as peças laterais não se encaixarão somente na base, elas ficarão entre as peças dianteira e traseira).

  • Posicione a primeira peça em seu lugar, com uma pressão firme mas suave. Pronto, você já terá um canto do aquário montado.

  • Procure não realinhar a peça. Realinhar a peça pode causar bolhas no silicone, causando um vazamento no seu aquário.

  • Repita o processo no outro lado.

4- Finalizar o painel traseiro

Agora que você já é um perito manejador da pistola de silicone, passe as últimas linhas de silicone com 3 mm de largura na borda da base, sempre a 2 mm da ponta, e pelas bordas internas do painel traseiro.

  • Instale a peça em seu lugar. Passe fita para apoiar o produto e, se necessário, apoie com um objeto pesado.

5- Deixe o silicone secar

A maioria dos silicones tem um tempo de secagem entre 24 e 48 horas. O silicone fica mais endurecido com o passar do tempo. Se puder, evite encher o aquário com água por cerca de uma semana.

6- Teste a selagem do aquário

Antes de iniciar a montagem, no interior do aquário, é melhor ver se a sua estrutura está bem construída. Preencha-o com alguns centímetros de água deixando o líquido ficar ali por alguns minutos. Caso não haja vazamentos, continue com o processo.

  • Se houver vazamento esvazie o aquário, deixe-o secar e sele as áreas defeituosas. Na medida que você for acrescentando água vá observando e consertando os vazamentos que possam aparecer.

Agora é só você instalar os componentes do aquário, como filtro, aquecedor (caso seja necessário), areia, cascalho, etc. Adicione os peixes e curta sua obra de arte.

Se você está gostando de nossas postagens, conte para seus amigos (as) e curta nossa FanPage.

Espero você aqui na semana que vem!

 

admlakigConstruindo seu próprio aquário – parte II

Related Posts