Nosso Blog

Dicas de como limpar vidros e espelhos sem deixar manchas

01- O limpa-vidros é apropriado somente para a limpeza de vidros e espelhos que não estão em locais que acumulam sujeira gordurosa. Nesses casos, o uso de um desengordurante neutro e líquido é recomendado antes da aplicação do limpa-vidros. Se você não gosta de limpa-vidros, uma opção é trocá-lo por detergente e vinagre, que são mais baratos e eficientes.

02- Para limpar superfícies envidraçadas utilize esponjas macias e panos de algodão, que não soltam fiapos. Outro utensílio utilizado são os rodos de com dupla face – esponja para lavagem e tecido para secagem. Os rodos são práticos para a limpeza de grandes áreas que estejam fora do alcance das mãos de quem faz a faxina. hj

03- O velho truque de limpar os vidros com jornal surte algum efeito nas primeiras vezes, mas segundo especialistas, com o tempo, os resíduos de tinta da impressão do jornal ficam impregnados na superfície, escurecendo o vidro. hjh

04- Outra sugestão que ajuda a não deixar marcas é passar o pano ou esponja em uma única direção. O ideal é limpar um lado da janela com movimentos horizontais e o outro lado com movimentos verticais, assim será mais fácil identificar manchas.

05- Para eliminar qualquer aspecto embaçado em espelhos, passe o papel toalha seco, em movimentos circulares ao final do procedimento de limpeza.

06- Na limpeza de mesas de vidro, molhe uma esponja macia em água morna, coloque algumas gotas de detergente e esfregue o tampo. Depois, com pano molhado, remova o sabão e com pano seco, enxugue. Se quiser, poderá finalizar com papel toalha e um pouco de álcool.

07- Na junção da esquadria com o vidro de janelas e portas ou da moldura e com o espelho, a dica é usar uma escova de dentes ou palito de churrasco, encapado com um pedaço de pano ou gaze.

08- Se possível limpe os vidros nos dias nublados porque, em dias ensolarados, a incidência de luz do sol direta seca rapidamente o produto utilizado, prejudicando a limpeza. Limpar os vidros na sombra também é aconselhável pelo mesmo motivo.

09- A aplicação de impermeabilizantes, nos boxes dos banheiros, deve ser aplicada sobre a superfície pelo menos uma vez por mês. Sem esta aplicação, a limpeza deve ser feita pelo menos duas vezes por semana, para eliminar resíduos de shampoo, sabonete, condicionador , gordura e sujeira da pele e dos cabelos. Uma dica caseira para impermeabilizar o box é passar lustra-móveis no vidro já limpo e seco. O produto evita que a sujeira e o sabão grudem no vidro.

10- Receita de limpador de vidros caseiro
– 1/2 copo de álcool
– 1/4 de colher (chá) de detergente
– 2 colheres (sopa) de amônia (ou 3 colheres de sopa de vinagre ou suco de limão)
Misture todos os ingredientes em uma garrafa pequena com borrifador. Complete com água e misture bem. (Com informações Dicas de Mulher e Uol)

admlakigDicas de como limpar vidros e espelhos sem deixar manchas